quinta-feira, 3 de julho de 2008

América Latina como protagonista no panorama energético internacional

Esta notícia foi publicada, na forma que está, no blog do Nassif.
Parece boa, mas riquezas naturais sempre despertam a cobiça da matriz imperial, especialmente petróleo. Não é à toa que Estados Unidos estão reativando a 4ª Frota, e têm instalado no Paraguai uma forte base militar.
Poderíamos calcular, num exercício de economia global, o peso que a América Latina tem na correlação energética global, considerando-se Venezuela e Brasil como grandes produtores do ouro negro, e Bolivia, Colômbia e região como grandes produtores não só de petróleo, mas também de gás natural, cada vez mais utilizado. Enquanto isso, Uribe refestela-se em seu trono, aguardando mais apoio dos EUA na "guerra contra o narcotráfico". Está tudo intimamente relacionado, observem...

projetobr.ig.com.br - Blog
Terceira reserva do mundo

Lula soltou a informação em um encontro recente, mas passou despercebido. A Petrobrás está esperando apenas os últimos estudos para confirmar: o poço gigante do pré-sal sobe a costa brasileira e vai até o nordeste. As reservas estimadas são maiores do que as da Arábia Saudita. Colocarão o Brasil na terceira posição das maiores reservas do mundo.

A produção começará em cinco anos, mas o auge da exploração será em 25 anos.
Lula soltou essa informação – do Brasil se tornar o terceiro produtor do mundo – em um evendo cheio. Mas passou em branco. Provavelmente se achou que era mera figura de retórica.

Nenhum comentário: