Acompanho regularmente a página de comunicação da prefeitura de Porto Alegre, destacando certos assuntos que são de interesse dos municipários e dos cidadãos. Com esse objetivo reservei uma matéria sobre os "Portais da Cidade", projeto megalomaníaco idealizado pelo governo Fogaça que trará, se executado, repercussões desconhecidas (e, em vários prognósticos, bastante nocivas) à morfologia urbana e à economia das áreas afetadas. Paralelamente a essa consulta, recebo "clippings' enviados pela assessoria de comunicação do SIMPA, sindicato ao qual sou filiado. Pois hoje pela manhã, ao ler esse "clipping" referente ao sábado deparo-me com texto conhecido, porém publicado no jornal "O Sul": o mesmo texto, a mesma foto e praticamente mesmo título, numa clara prática que chamamos atualmente de "copy & paste", ou "recorta e cola". Um jornal de grande circulação não deveria sujeitar se a esse papel de mero divulgador das versões oficiais, e sim realizar uma investigação, algum trabalho de campo e pesquisas, ou seja, deveria funcionar no sentido de informar os cidadãos, e não simplesmente reproduzir uma nota oficial, publicada em página oficial da PMPA, transformando-se assim em um mero panfleto, de valor jornalístico bastante questionável; ao menos se fizesse referência à fonte, já que não é exclusiva e tampouco isenta, resguardaria algo da credibilidade. Abaixo os insiro os textos para os leitores terem a oportunidade de comparar:
Recorte enviado pela Kad - Comunicação Integrada (assessoria de imprensa do SIMPA):
24/08/2007
TRANSPORTESMissão do BID vistoria os futuros Portais da Cidade
Os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Felipe Targa e Paulo Carvalho dedicaram a manhã de hoje, 24, para visitas aos locais onde serão construídos os três grandes terminais de integração que fazem parte do projeto Portais da Cidade.
Acompanhados do diretor de transportes da EPTC, Fernando Dutra Michel, e do consultor do projeto, Marco Kappel, vistoriaram os terminais Azenha e Cairu, onde hoje já funcionam estações de transporte coletivo, e o Largo Zumbi/Açorianos, que deverá abrigar o terceiro Portal. Os três espaços foram considerados apropriados para serem transformados em Portais e, ainda, podem contribuir para revitalizar áreas próximas.
A missão do BID está em Porto Alegre para definir os termos da cooperação técnica que será firmada com a prefeitura para o desenvolvimento desse projeto, que prevê um novo sistema de circulação e transporte para o centro da Capital. O BID destinará 500 mil dólares para estudos de detalhamento e qualificação do projeto. Na conclusão dos trabalhos, Esteban Diez, da divisão de finanças e infra-estrutura do banco, expôs as novas linhas de financiamento disponibilizadas, acenando com a possibilidade de um investimento maior no projeto, com contrapartidas da iniciativa privada e da prefeitura.Para o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, o resultado da missão foi positivo. "Consolidamos as informações requeridas pelo BID e mostramos que o projeto é viável e vai mudar a face do centro da cidade." Agora, o banco vai contratar uma consultoria internacional para realizar os estudos técnicos que resultarão no edital de licitação para o parceiro privado. A previsão é de que o edital seja lançado até o final do primeiro semestre de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário