segunda-feira, 19 de março de 2007

Clima quente e úmido?

19/03/2007
Foto: Luciano Lanes / PMPA Mutirão na Av. Ipiranga recuperou atraso na realização da capina
LIMPEZA URBANA

DMLU faz mutirão de capina na Zona Sul

A exemplo do que fez no entorno do Arroio Dilúvio, na Av. Ipiranga, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está organizando um mutirão para colocar em dia a partir dessa semana os serviços de capina e roçada na Zona Sul de Porto Alegre.

Segundo o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, o departamento trabalha para recuperar os atrasos com o mesmo nível de satisfação obtido esta semana na Av. Ipiranga. "Estamos acertando os últimos detalhes com as empresas prestadoras de serviço para equipar e aumentar o número de trabalhadores", explica.

Vários fatores estão contribuindo para que o DMLU tenha dificuldades de cumprir a programação de varrição e capina na Zona Sul. Um dos principais é o clima quente e úmido de Porto Alegre que, especialmente neste verão, tem feito com que a vegetação cresça mais depressa. "O número de equipes em atividade vem sendo duplicado desde janeiro, mas a tecnologia das empresas que foram contratadas há cinco anos está defasada", afirmou Moncks.

No dia 17 de abril, serão abertas as propostas da licitação que está em andamento para contratação de novas empresas de capina, o que vai modernizar o serviço.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, acessado em 19/03/2007.

Nota do blog: Que desculpa é essa de "especialmente neste verão"? Todos os verões em Porto Alegre são quentes e úmidos, é uma característica do clima da capital. Ou o secretário está dando uma desculpa "esfarrapada", que tem repetido tal qual um mantra, ou identificou-se com o prefeito e está fazendo turismo pela cidade, pois qualquer cidadão que passe alguns dias de verão em nossa cidade reconhece nosso clima como sendo quente e úmido, que é justamente o que acentua a sensação térmica. O que tem acontecido é que a prefeitura não tem mais funcionários de varrição e capina, o (des)governo Fogaça sucateou o DMLU, esvaziou seu quadro de funcionários e pretendia incluir esse serviço na mega faturada e frustrada licitação. E que conversa é essa de "tecnologia defasada"? Estamos falando de roçar as ruas, não? Enquanto isso, a população vai sofrendo a ingerência de nosso alcaide, com ruas infestadas de capim e sacos de lixo espalhados em pleno centro da cidade, como mostra o blog Dialógico.

No final persiste a pergunta: para quem este governo governa?